Destaques

Nesta quinta-feira, 17 de maio, a seccional da Undime na Paraíba promoveu o I Encontro Estadual da Undime PB para dirigentes municipais de educação e técnicos das secretarias, sob o tema: “Financiamento da Educação Básica e BNCC”. O evento recebeu 653 inscrições e foi realizado em parceria com o Movimento pela Base Nacional Comum, o Instituto Natura e a Fundação Lemann.

Na oportunidade, foram abordados os seguintes assuntos: financiamento da Educação Básica; Plano Nacional da Educação; prestação de contas e marcos regulatórios do controle social; Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e o processo de elaboração dos currículos; Conviva Educação e importação dos dados do Educacenso; e pactuação em Regime de Colaboração para implementação da BNCC no currículo do Estado.

Além das palestras realizadas no palco do teatro, no hall do prédio também foi montada uma mesa para atendimento com técnicos para tirar dúvidas sobre PCR, PME, PIEC e Conviva; e no mini-teatro Paulo Pontes (anexo) as técnicas da Secretaria de Educação de Campina Grande realizaram atendimentos individualizados para tratar da prestação de contas, CNPJ e FUNDEB.

A programação do evento foi realizada de forma variada, entre uma palestra e outra aconteceram apresentações culturais que encantaram ao público presente, a exemplo do Grupo de Teatro 7 Estrelas, do município de Coxixola, que divertiu a todos  com a peça “Samarica Parteira” de autoria do artista Zito Júnior, inspirada na música de mesmo nome do cantor Luiz Gonzaga, ainda no período da manhã houve a apresentação da semifinalista do Programa The Voice Kids, a cantora Ranna Andrade, da cidade de Guarabira que emocionou a todos com as músicas interpretadas por ela e fechando a programação do dia o trio de forró do Instituto do Cegos de Campina Grande colocou todos para dançar ao som de muito forró.

Os slides com as apresentações dos palestrantes estão disponíveis nos links abaixo e as fotos do evento podem ser vistas acessando a página da Undime Paraíba no Facebook: https://www.facebook.com/pg/Undime-Para%C3%ADba-433716776698122/photos/?tab=album&album_id=1610418082361313 


 01 -FórumPB_Conviva.pptx

​​

 02 - UNDIME PARAÍBA - ANDRE LEMES 17.05.2018 (1...

​​

 03 - Marcos Legais - PB.pptx

​​

 04 - A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) Un...

​​

 05 - BNCC UNDIME PB.pptx

​​

 06 - Slides - Campina Grande EDITADO.pptx

​​

 Apresentação - Importação do Educacenso no Conv...

​​

 PROGRAMAÇÃO.ppt

Autor: Assessoria de Comunicação da Undime/PB

 

I Encontro Estadual da Undime/PB para Dirigentes Municipais de Educação e Técnicos da Paraíba

“Financiamento da Educação Básica e BNCC”

 

Campina Grande, 17 de maio de 2018 – Teatro Municipal Severino Cabral

08h às 17h

 

PROGRAMAÇÃO

08h – Acolhida e credenciamento dos participantes

08h15min – Mesa de abertura (fala das autoridades)

08h30min – Apresentação cultural (Ranna Andrade)

9h – Palestra “Conviva Educação e importação dos dados do Educacenso”

Palestrante: Elis Verri (Consultora do Instituto Natura)

9h40min – Apresentação cultural (Grupo de Teatro Sete Estrelas – Coxixola/PB)

10h - Sala de discursão sobre: “Financiamento da Educação Básica: PNE, recursos, prestação de contas e marcos regulatórios do controle social”

 Palestrantes: André Lemes (Presidente da Undime/RS) e Horácio Reis (ex-Presidente da Undime/PE) Mediadora: Iolanda Barbosa da Silva – Presidente da Undime/PB

11h30min – Perguntas e debates

12h30min – Intervalo para almoço (responsabilidade de cada participante)

14h – Informes (PNAIC, PME, PCR, PIEC e Atendimento extra sobre FUNDEB, prestação de contas e CNPJ)

14h30min - Palestra “O processo de elaboração de currículos para a BNCC”

Palestrantes: João Paulo Cepa – Consultor da Fundação Lemann / Assessor de Currículo no Movimento pela Base e Fernanda Leal – Professora da UFCG e membro do Comitê Estadual da BNCC (Coordenadora da Etapa de Educação Infantil)

Mediadora: Aguifaneide Lira (Vice-Presidente da Undime/PB)

15h30min – Perguntas e debates

16h – Pactuação em Regime de Colaboração para implementação da BNCC no currículo do Estado

Palestrantes: Undime/PB e Consed/PB

17h– Fala de encerramento do evento - Profª. Iolanda Barbosa da Silva – Presidente da Undime/PB e DME de Campina Grande/PB

 

Obs: a Programação acima pode sofrer alteração de acordo com a necessidade de adequação de horário ou por outro motivo, sem que haja, necessariamente, uma comunicação prévia aos participantes do evento.

Caros Secretários,

 

Segue para conhecimento de todos a relação das participações da Undime/PB nos eventos que promovemos ou fomos convidados a participar, no último bimestre (março e abril).

Qualquer dúvida estamos à disposição.

 

Representações da Undime/PB nos meses de março e abril de 2018

MARÇO

  • Semana Pedagógica do Município de Cuité de Mamanguape/PB, realizada em 01 de março de 2018, que teve como palestrante a técnica da Undime/PB ministrando palestra sobre a BNCC.

Representante: Rilma Suely Melo – Técnica da Undime/PB

  • Semana Pedagógica do Município de Guarabira/PB, realizada em 02 de março de 2018, que teve como palestrante a técnica da Undime/PB ministrando palestra sobre a BNCC.

Representante: Rilma Suely Melo – Técnica da Undime/PB

  • Encontro de Coordenadores e Formadores Locais do PNAIC, realizado dia 05 de março, no Centro de Formação de Educadores, em Campina Grande.

Representante: Iolanda Barbosa – DME de Campina Grande e Presidente da Undime/PB

  • Semana Pedagógica do Município de Remígio/PB, realizada em 06 de março de 2018, que teve como palestrante a técnica da Undime/PB ministrando palestra sobre a BNCC.

Representante: Rilma Suely Melo – Técnica da Undime/PB

  • Semana Pedagógica do Município de Frei Martinho/PB, realizada em 06 de março de 2018, que teve como palestrante a técnica da Undime/PB ministrando palestra sobre a BNCC.

Representante: Rilma Suely Melo – Técnica da Undime/PB

  • Seminário Estadual da Undime/RN, mesa de debate sobre regime de colaboração, realizada no dia 09 de março de 2018.

Representante: Iolanda Barbosa – DME de Campina Grande e Presidente da Undime/PB

  • Semana Pedagógica do Município de Amparo/PB, realizada em 09 de fevereiro de 2018, que teve como palestrante a Vice-Presidente da Undime/PB que ministrando palestra intitulada "A escola pública como um espaço da promoção de aprendizagem".

Representante: Aguifaneide Gondim – DME de Frei Martinho e Vice-Presidente da Undime/PB

  • Dia D da BNCC do Município de Soledade/PB, realizada em 12 de março de 2018, que teve como palestrante a técnica da Undime/PB ministrando palestra sobre a BNCC.

Representante: Rilma Suely Melo – Técnica da Undime/PB

  • Encontro Nacional do Mobiliza Conviva e Reunião da Diretoria Nacional da Undime, realizados nos dias 15 e 16 de março de 2018, em belo Horizonte/MG.

Representantes: Uilma Mendes Medeiros – Secretária Executiva da Undime/PB e Emerson Nóbrega – Articulador do Conviva pela Undime/PB

  • Dia D da BNCC do Município de Alagoinha/PB, realizada em 19 de março de 2018, que teve como palestrante a técnica da Undime/PB ministrando palestra sobre a implementação da BNCC.

Representante: Rilma Suely Melo – Técnica da Undime/PB

  •  Dia D da BNCC do Município de Itatuba/PB, realizada em 20 de março de 2018, que teve como palestrante a técnica da Undime/PB ministrando palestra sobre a implementação da BNCC.

Representante: Rilma Suely Melo – Técnica da Undime/PB

  • Dia D da BNCC do Município de Pilõezinhos/PB, realizada em 21 de março de 2018, que teve como palestrante a técnica da Undime/PB ministrando palestra sobre a implementação da BNCC.

Representante: Rilma Suely Melo – Técnica da Undime/PB

  • Dia D da BNCC do Município de Gurjão/PB, realizada em 21 de março de 2018, que teve como palestrante a técnica da Undime/PB ministrando palestra sobre a implementação da BNCC.

Representante: Rilma Suely Melo – Técnica da Undime/PB

  • Dia D da BNCC do Município de São Francisco/PB, realizada em 23 de março de 2018, que teve como palestrante a técnica da Undime/PB ministrando palestra sobre a implementação da BNCC.

Representante: Rilma Suely Melo – Técnica da Undime/PB

  • Reunião Técnica: Conselhos de Educação e o Censo Escolar, realizada pelo INEP para tratar do Censo Escolar, em Brasília, no dia 21 de março.

Representante: Iolanda Barbosa – DME de Campina Grande e Presidente da Undime/PB

  • I Encontro Formativo do Programa de Apoio à Implementação da BNCC, realizado nos dias 26, 27 e 28 de março, em Brasília.

Representantes: Rilma Suely Melo – Técnica da Undime/PB e Uilma Mendes Medeiros – Secretária Executiva da Undime/PB

  • 29º Fórum Estadual da Undime/Rio Grande do Sul, realizado nos dias 27 e 28 de março em Porto Alegre, que teve a Presidente da Undime/PB ministrando palestra intitulada Educação Infantil: concepções e desafios na gestão municipal”

Representante: Iolanda Barbosa – DME de Campina Grande e Presidente da Undime/PB

  • Cerimônia de Anúncio de Recursos do Programa Mais Alfabetização, realizada no dia 28 de março no Palácio do Planalto, em Brasília/DF.

Representante: Aguifaneide Gondim – DME de Frei Martinho e Vice-Presidente da Undime/PB

 

ABRIL

  •  Reunião propositiva de planejamento do pacto interfederativo MEC, Consed e Undime para implementação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e elaboração do Currículo do Estado da Paraíba. A reunião foi realizada no dia 02 de abril, na sede da Secretaria de Educação de Campina Grande e foi acompanhada pela Coordenadora da BNCC, representante da Undime/PB, Profa. Rilma Suely Melo.
  • Encontro sobre a BNCC, realizado pela Secretaria de Educação de Queimadas/PB para equipe de Coordenadores Pedagógicos.

Representantes: Rilma Suely Melo – Técnica da Undime/PB

  • Mesa Redonda "POLÍTICA NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA E O CUMPRIMENTO DA META 15 do PNE", como parte da programação da VII Reunião do Fórum Nacional de Dirigentes Institucionais do PARFOR das IES Brasileiras, FORPARFOR, realizada no período de 4 a 6 de abril de 2018, na Universidade Federal do Pará, na cidade de Belém.

Representante: Iolanda Barbosa – DME de Campina Grande e Presidente da Undime/PB

  • Reunião da Rede Nordeste de Monitoramento e Avaliação dos Planos Municipais de Educação, realizada no dia 06 de abril, em João Pessoa.

Representante: Rosilene Nunes Tânia Dantas (AEs indicadas pela Unidme/PB)

  • Reunião Ordinária da Comissão Técnica que está acompanhando a implementação da BNCC e elaboração dos Currículos no Estado da Paraíba. A reunião foi realizada no dia 09/04, no auditório da Escola Técnica de Mangabeira, em João Pessoa.

Representantes: Rilma Suely Melo – Técnica da Undime/PB e Uilma Mendes Medeiros – Secretária Executiva da Undime/PB.

  • Encontro da BNCC do Município de Borborema/PB, realizado no dia 10/04. O evento reuniu professores, coordenadores e gestores escolares daquele município.

Representantes: Rilma Suely Melo – Técnica da Undime/PB

  • Formação da Plataforma Conviva Educação, realizada no dia 11/04 na cidade de Guarabira/PB. O encontro reuniu representantes dos municípios que fazem parte da 2ª Região, entre Secretários de Educação e Técnicos.

Representante: A formação foi conduzida pelo Articulador do Conviva e representante da Undime/PB, Prof. Emerson Nóbrega.

  • VII Encontro Estadual de Política e Administração da Educação da Paraíba, na UFPB, Campus II, na cidade de Areia/PB, realizado nos dias 12 e 13 de abril. A Presidente da Undime/PB foi uma das palestrantes do evento e participou da mesa de debates "Políticas para Educação Municipal e a Garantia do Direito à Educação", realizada no dia 12 de abril.
  • Encontro para Profissionais da Secretaria de Educação de Lagoa Seca/PB para tratar da BNCC. Encontro aconteceu no dia 12/04 e teve como tema a implementação da BNCC. A Professora Rilma Suely Melo ministrou palestra sobre a BNCC e passou para aquela equipe as informações mais recentes do tema.

Representante: Iolanda Barbosa – DME de Campina Grande e Presidente da Undime/PB

  • Encontro de Formação da BNCC no município de São Sebastião do Umbuzeiro. O evento foi realizado na manhã de 16/04 e reuniu educadores daquele município e dos municípios de São João do Tigre, Camalaú e Zabelê.

 Representante: Rilma Suely Melo – Técnica da Undime/PB

  • Encontro da Equipe Pedagógica, Coordenadores e Gestores Escolares do Município de Maturéia/PB para discutir a implementação e elaboração de currículos da BNCC, realizado no 19/04.

 Representante: Rilma Suely Melo – Técnica da Undime/PB

  • Encontro sobre a BNCC para Técnicos Pedagógicos, promovido pelos municípios de Santa Terezinha e Malta, realizado no dia 19/04.

Representante: Rilma Suely Melo – Técnica da Undime/PB

  • Encontro Regional (Nordeste) da Rede de Ancoragem da Olimpíada de Língua Portuguesa, realizado no dia 20/04, em Salvador/BA.

Representante: Uilma Mendes Medeiros – Secretária Executiva da Undime/PB

  • VI Encontro Regional da UNCME (União Nacional dos Conselhos Municipais de Educação), realizado no dia 20 de abril em Maceió/AL. Em sua palestra, a professora Iolanda abordou o tema da Síndrome Congênita do Zika Vírus nas creches municipais e Educação Inclusiva como metas do PME e PNE.

Representante: Iolanda Barbosa – DME de Campina Grande e Presidente da Undime/PB

  • Encontro do Dia D da BNCC para de educadores dos municípios de Santa Cruz, Aparecida e Lastro, realizado no dia 20 de abril.

Representante: Rilma Suely Melo – Técnica da Undime/PB

  • Encontro sobre a Implementação e Elaboração dos Currículos da BNCC para os Educadores dos municípios de Sousa e Marizópolis, realizado no dia 20/04.

Representante: Rilma Suely Melo – Técnica da Undime/PB

  • Conferência Estadual Popular de Educação, realizada no dia 23 de abril, em João Pessoa.

Representante: Aguifaneide Gondim – DME de Frei Martinho e Vice-Presidente da Undime/PB

  • Reunião da Comissão de Educação do Senado, realizada no dia 24 de abril, em Brasília, para discutir a descontinuidade do PARFOR

Representante: Iolanda Barbosa – DME de Campina Grande e Presidente da Undime/PB

A União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime/PB) - Seccional Paraíba, em parceria com o Movimento pela Base Nacional Comum Curricular, Instituto Natura e Fundação Lemann irá promover o I Encontro Estadual da Undime/PB para Dirigentes Municipais de Educação e Técnicos da Paraíba, sob o tema: “Financiamento da Educação Básica e BNCC”.

O referido Encontro será realizado no dia 17 de maio de 2018 (quinta-feira), no Teatro Municipal Severino Cabral, em Campina Grande/PB, das 08h às 17h.

O evento é gratuito e foram convidados especialistas, técnicos do Tribunal de Contas do Estado e os Coordenadores da BNCC no Estado da Paraíba, que discutirão os temas abaixo:

  1. O Financiamento da Educação Básica: Plano Nacional da Educação, recursos financeiros, prestação de contas e marcos regulatórios do controle social;
  2. A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e o processo de elaboração dos currículos.

 Oportunamente será divulgada a programação do evento, assim que os palestrantes confirmarem presença e temas das palestras. 

Cada município poderá se inscrever com até 03 (três) participantes, sendo uma vaga para o (a) Dirigente Municipal de Educação ou o Adjunto (a) e mais dois técnicos.

Visando um melhor aproveitamento dos assuntos a serem discutidos, sugerimos que os técnicos indicados atuem diretamente com currículo ou formação de professores e na prestação de contas.

Aguardamos sua confirmação! Segue o link da ficha de inscrição que deve ser preenchida e enviada, até o dia 10/05/2017 para o seguinte e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Link da ficha de inscrição: https://drive.google.com/file/d/1vXaVHVUySDTBG37rD4dz7T_RM9HHo5A-/view?usp=drive_web

Autor: Assessoria de comunicação da Undime/PB

OFÍCIO CIRCULAR Nº 002/UNDIME-PB/2018

Em 17 de abril de 2018

Prezado (a) Dirigente Municipal de Educação,

A União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime/PB) - Seccional Paraíba, em parceria com o Movimento pela Base Nacional Comum Curricular, Instituto Natura e Fundação Lemann irá promover o I Encontro Estadual da Undime/PB para Dirigentes Municipais de Educação e Técnicos da Paraíba, sob o tema: “Financiamento da Educação Básica e BNCC”.

O referido Encontro será realizado no dia 17 de maio de 2018 (quinta-feira), no Teatro Municipal Severino Cabral, em Campina Grande/PB, das 08h às 17h.

Ressaltamos que o evento é gratuito e foram convidados especialistas nas áreas a serem abordadas, a exemplo da Professora Cleuza Repulho, Carlos Eduardo Sanches, Daniel Cara, João Paulo Cepa e Horácio Reis; além de técnicos do TCE e os Coordenadores da BNCC no Estado da Paraíba, que discutirão os temas abaixo:

1. O Financiamento da Educação Básica: Plano Nacional da Educação, recursos financeiros, prestação de contas e marcos regulatórios do controle social;

2. A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e o processo de elaboração dos currículos.

Oportunamente enviaremos a programação do evento, assim que os palestrantes confirmarem presença e temas das palestras.

Cada município poderá se inscrever com até 03 (três) participantes, sendo uma vaga para o (a) Secretário (a) de Educação ou o Adjunto (a) e mais dois técnicos.

Visando um melhor aproveitamento dos assuntos a serem discutidos, sugerimos que os técnicos indicados atuem diretamente com currículo ou formação de professores e na prestação de contas.

Aguardamos sua confirmação! Segue em anexo a ficha de inscrição que deve ser preenchida e enviada, até o dia 10/05/2017 para o seguinte e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Atenciosamente,

 

Iolanda Barbosa da Silva

Presidente da Undime/PB

DME de Campina Grande/PB

 

Ilustríssimos (as) Senhores (as)

SECRETÁRIOS MUNICIPAIS DE EDUCAÇÃO DA PARAÍBA

Caros (as) Colegas Dirigentes de Educação;

Aproxima-se a data de vencimento do boleto da anuidade da Undime/PB (06/04).

Verificamos que um número muito baixo de municípios quitou a anuidade deste ano.

Agradecemos aos que já estão filiados em 2018 e desejamos que esses saibam que os recursos arrecadados com as anuidades serão utilizados para garantir que as ações da Undime/PB sejam cada vez mais fortes e efetivas, contribuindo com cada município paraibano na gestão educacional.

Planejamos realizar, na segunda quinzena do mês de abril, um grande evento que irá tratar de assuntos relacionados ao uso correto dos recursos da Educação, Censo Escolar 2018 e prestação de contas do Fundeb e outros temas de relevante interesse de todos que estão à frente das Secretarias Municipais de Educação.

No entanto, precisamos de recursos financeiros para realização desse tão importante encontro e por esse motivo, pedimos o empenho daqueles que ainda não pagaram as anuidades.

Ressaltamos que para participar, junto com suas equipes, do referido evento será necessário estar adimplente com a nossa entidade.

Além do encontro previsto para o mês de abril, queremos anunciar que a Undime Nacional já confirmou o Fórum Extraordinário para o segundo semestre deste ano e uma das condições para participar é que o município esteja filiado à Seccional, ou seja, tenha pago a anuidade de 2018.

Considerando que desejamos que um grande número de municípios paraibanos esteja presente tanto no fórum nacional quanto em nossos encontros estaduais, esperando contar com a sua compreensão e empenho para se filiar à Undime/PB até o dia 06 de abril de 2018.

Caso não tenha recebido o boleto da anuidade, por favor, nos informe que imediatamente reenviaremos.

Atenciosamente,
Iolanda Barbosa da Silva
Presidente da Undime/PB
DME de Campina Grande/PB

Atenção Secretários de Educação!!!

 

Hoje concluímos o envio dos boletos das anuidades do exercício 2018.
Também enviamos o termo de filiação, um ofício e a tabela com os valores das anuidades de acordo com a população.

 

É importante observar que: 


 O vencimento do boleto é 06 de abril
 Após o vencimento não será emitido outro boleto, pois a Caixa Econômica Federal liberou apenas um lote;
 O pagamento deve ser efetuado com recursos próprios ou FPM;
 O município que não quiser pagar por meio do boleto pode fazer uma transferência bancária ou depósito direto na conta corrente da Undime/PB;
 Caso não tenha recebido, em seu e-mail o referido boleto, por favor nos informe que imediatamente reenviaremos;
 Após o pagamento ser efetuado é imprescindível que nos envie, por e-mail (Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.), o comprovante para podermos emitir o recibo do seu município e o colocarmos na condição de filiado 2018;
 A partir deste ano, a condição para participar gratuitamente, junto com suas equipes, dos eventos que esta Seccional promoverá, receber as informações e atendimentos, será estar adimplente com a anuidade;
 Cabe ressaltar que os recursos das anuidades são nossa única fonte de renda e é o que viabiliza o funcionamento da sede da Undime/PB, o pagamento dos salários das duas funcionárias, a realização dos encontros e dos atendimentos e que nenhum membro da Diretoria ou Colegiado da Undime/PB recebe qualquer tipo de remuneração para exercer os cargos.

 

Esperamos o empenho de todos para quitar o mais breve possível a anuidade 2018.
Nos colocamos à disposição para qualquer esclarecimento.

 

Atenciosamente,

Iolanda Barbosa
Presidente da Undime/PB