Destaques

Na próxima quarta-feira (24), às 15h, pelo canal da Undime/PB no YouTube, a instituição irá promover mais uma reunião virtual para dirigentes municipais de educação e equipes técnicas das secretarias de educação de todos os municípios paraibanos.

Desta vez o objetivo da reunião é falar sobre a gestão das plataformas e programas de ações educacionais do Governo Federal; tratar sobre as adesões, execução e acompanhamento de programas como o PAR, PDDE, SIMEC, SIGPC, Educação Conectada e muito mais.

Será uma oportunidade de receber as últimas informações e tirar dúvidas.

O encontro virtual é inteiramente gratuito.

Para ter acesso basta se inscrever pelo canal da Undime/PB no Youtube: https://www.youtube.com/channel/UCU3ETLw8LzHPvaZJtCW8qQQ 

 

Autor: Assessoria de Comunicação da Undime/PB


Caros,

Informamos que as inscrições para Olimpíada de Língua Portuguesa estão abertas e podem ser feitas no Portal escrevendo o Futuro: https://www.escrevendoofuturo.org.br/login#voltar=inscricao-concurso
No entanto, os secretários municipais de educação devem fazer a adesão para que as inscrições dos professores de língua portuguesa sejam validadas, basta clicar no link abaixo e preencher os dados solicitados:
https://www.escrevendoofuturo.org.br/login#voltar=inscricao-concurso
Para facilitar o entendimento das novidades do concurso deste ano, estamos disponibilizando o link que segue da reunião que tivemos com o Cenpec:
https://drive.google.com/file/d/12TLwWJDnBdP0J_p1xRDgW1YNk1oNI1Ur/view?usp=sharing
Em caso de dúvidas sobre a OLP, favor contatar com:
0800 7719310
Solicitamos a todos que estimulem a participação dos professores do seu município nesse tão importante concurso que estimula a leitura e escrita para os nossos estudantes.

Atenciosamente,

Equipe da Undime/PB

Já foram realizadas três lives (reuniões virtuais) neste ano de 2021 pela Undime/PB para dirigentes municipais de educação e membros das equipes técnicas das secretarias de educação.

As reuniões virtuais têm o objetivo de repassar informações, orientar e tirar dúvidas sobre programas, projetos e plataformas que são de uso das secretarias de educação.

Essas reuniões estão acontecendo quinzenalmente pelo canal da Undime Paraíba no YouTube e são totalmente gratuitas.

Para ter acesso às reuniões já realizadas é importante se inscrever no canal, para isso basta clicar no link que segue e se inscrever:

https://www.youtube.com/channel/UCU3ETLw8LzHPvaZJtCW8qQQ/videos

Já foram tratados temas como: a Undime - suas funções, atuações e objetivos, Busca Ativa e retorno das aulas com segurança; e planejamento e organização  com o uso da Plataforma Conviva Educação.

O calendário de reuniões tem sido planejado e divulgado para todos os DMEs e suas equipes por meio das mídias sociais da Undime/PB e a próxima reunião está prevista para acontecer no dia 24/03.

 A Undime Paraíba tem tido o cuidado de escolher temas para as reuniões que sejam realmente interessantes e úteis para facilitar as rotinas das secretarias municipais de educação, além de convidar para palestrar, pessoas com conhecimento que possam facilitar a compreensão dos temas e de forma dinâmica repassar as informações mais importantes para os interessados.

Na próxima reunião a Undime/PB trará uma equipe técnica que irá orientar sobre os programas do Governo Federal: PDDE, SIMEC, PAR, etc. Então, fiquem atentos aos grupos de WhatsApp, Facebook, Instagram, Twitter e site da Undime Paraíba para não perder nenhuma informação.

Quem não conseguiu assistir as primeiras reuniões ou quiser rever pode ter acesso fácil, basta clicar nos links que seguem:

10/02/2021 - I Reunião Virtual 2021 para DMEs e equipes técnicas das secretarias de educação

Link para acesso:  https://www.youtube.com/watch?v=ZTN5dG8GrVQ

25/02/2021 - Volta às aulas e a garantia dos direitos: um caminho que com a BAE/Unicef

Link para acesso:   https://www.youtube.com/watch?v=ovecgwcAZt8

09/03/2021 - Planejamento e Organização: instrumentos fundamentais no processo de gestão da educação, com o uso da Plataforma Conviva Educação

Link para acesso:  https://www.youtube.com/watch?v=MqRuM6Ypklg

 

Autor: Assessoria de Comunicação da Undime/PB

 

Siga a Undime Paraíba nas redes sociais:

WhatsApp: (83) 99952-8404            Telefone fixo: (83) 3322-8235

E-mails: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.; Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.;  

Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.; Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. 

Facebook: Undime Paraíba             Instagram: @undimeparaiba 

Twitter: @UndimePB                       Sitewww.undimepb.org.br

Nesta terça-feira (09/02) a Undime PB promoveu uma live  - I Reunião Virtual da Undime/PB para Dirigentes Municipais de Educação e Técnicos das Secretarias.

O objetivo da reunião foi repassar informações e apresentar a instituição aos dirigentes municipais de educação e técnicos das secretarias.

O encontro contou com a participação da Presidente da Undime/PB, Profª Aguifaneide Lira Dantas Gondim, da Vice-Presidente, Profª Joana D'Arc Ferreira, da articuladora da Plataforma Conviva Educação, Carleidy Borges e da Secretária Executiva, Uilma Mendes, que apresentaram a entidade aos participantes da live e repassaram informações importantes para os novos secretários e os que se mantem na função.

Veja a live completa acessando o seguinte link: https://webinar.center/join/ABO3151

Fonte: Assessoria de Comunicação da Undime/PB

Os novos Dirigentes Municipais de Educação (DME) devem atualizar seus dados juntos à Undime/PB para que possam receber as informações necessárias para atuar nas secretarias municipais de educação.

Basta clicar no link que segue e preencher os dados solicitados https://forms.gle/hCv1A8t5mZvDDAeK7 

A Undime/PB está sempre à disposição dos DMES para ajudá-los nas tarefas que desenvolvem à frente das secretarias municipais de educação.

Nosso contato de WhatsApp é: (83) 99952-8404

Nossos e-mails são: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. ou Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. ou Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. ou Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. 

Telefone fixo: (83) 3322-8235

Facebook: Undime Paraíba

Instagram: @undimeparaiba 

Twitter: @UndimePB 

Site: www.undimepb.org.br  

Evento pretende mobilizar cerca de 5 mil dirigentes, técnicos de secretarias e educadores

 

Estão abertas as inscrições para o 8º Fórum Nacional Extraordinário dos Dirigentes Municipais de Educação, que será realizado no período de 7 a 11 de dezembro de 2020.

O evento será realizado de maneira virtual, por meio de videoconferências e vai ter como tema os "Desafios para garantir o direito à educação em tempos de e pós pandemia". A intenção é mobilizar cerca de 5.000 dirigentes, técnicos de secretarias e educadores para discutir, a partir do contexto da pandemia e do pós pandemia, assuntos como financiamento da educação, ensino híbrido, curriculum continuum, regime de colaboração, educação inclusiva, especificidades do ensino fundamental, educação de jovens e adultos, educação infantil, valorização e formação dos profissionais da educação, acolhimento e competências socioemocionais, avaliação educacional.

Além da programação principal, o Fórum contará ainda com uma área de exposições com estandes de empresas credenciadas e parceiros institucionais da Undime. Os estandes terão modelagem customizada 3D, possibilitando ao visitante uma experiência de visitação em primeira pessoa e interação por meio de imagens, vídeos e atendimento em tempo real.

Nos estandes, também será possível participar de videoconferências e oficinas temáticas por meio da plataforma InterAoVivo para debater temas correlatos à educação. O acesso aos estandes e às atividades desenvolvidas neles, será livre. Ou seja, toda e qualquer pessoa, inscrita ou não no Fórum, poderá acessar quando quiser.

Inscrições

Para se inscrever ao Fórum, o município deverá estar adimplente com a seccional da Undime (ano de referência 2020). Clique aqui para fazer contato com a Undime de seu estado.

A taxa de inscrição é de R$ 100,00 (cem reais) por participante. Ao todo serão 5.000 (cinco mil) vagas destinadas para Dirigentes Municipais de Educação e membros das equipes técnicas de municípios adimplentes.

O Dirigente Municipal de Educação que estiver em dia com a seccional da Undime vai receber um código para efetuar a sua inscrição e de sua equipe. Esse código vai ser repassado por email e é exclusivo, isto é, válido somente para as inscrições daquele município.

Caso o município ainda não esteja adimplente com a Undime, a recomedação é procurar a seccional para atualizar a situação.

A programação completa bem como mais informações sobre o evento podem ser consultadas em https://forumnacionalundime2020.com.br 

8º Fórum Nacional Extraordinário dos Dirigentes Municipais de Educação
Data: 7 a 11 de dezembro de 2020
Inscrições: R$ 100,00 (cem reais) por participante
Mais informações: https://forumnacionalundime2020.com.br

Fonte: Undime

Podemos celebrar e comemorar! A partir de amanhã, finalmente o Fundeb passa a integrar a Constituição Federal de maneira permanente. Foram 5 anos de longos e intensos debates que reuniram todos os segmentos da comunidade educacional.

A União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), como instituição que congrega os dirigentes responsáveis pela gestão da educação pública nos 5.568 municípios, representando a oferta da educação a mais de 23 milhões de crianças, adolescentes, jovens, adultos e idosos, destaca o espírito coletivo dessa vitória. Ela simboliza o esforço de dirigentes, gestores, professores, trabalhadores da educação, conselheiros, educadores, pais, mães e estudantes de todo o país.

Ao longo desse período, a proposta inicial foi aprimorada, como, por exemplo, por meio da aprovação do sistema híbrido, da retirada dos recursos do Salário-Educação e do aumento da complementação da União para 23% do total do Fundo.

O novo Fundeb permitirá um grande avanço na oferta de uma educação com qualidade. Será possível aprimorar as condições de oferta da educação infantil, em especial; valorizar os profissionais de educação, com carreira e formação; garantir a implementação de padrões de qualidade por meio do Custo-Aluno Qualidade (CAQ); e o cumprimento das metas e estratégias dos planos decenais de educação.

Após a promulgação da Emenda Constitucional do Fundeb Permanente, será iniciado um novo período de discussões, dessa vez para tratar da lei de regulamentação do Fundeb para que ela garanta a continuidade das conquistas.

Sempre é necessário reiterar os agradecimentos aos deputados federais e senadores que discutiram e aprovaram o novo Fundeb. O espírito republicano e democrático dos parlamentares será ainda mais essencial na discussão da lei de regulamentação, para evitar retrocessos ao texto e para assegurar a tramitação da matéria com celeridade, visto que a vigência do atual Fundo expira ao final de dezembro deste ano.

A Undime continuará contribuindo de maneira técnica, apresentando as demandas das redes municipais de educação e a diversidade de nosso país, sempre tendo por norte a garantia ao direito à educação com acesso, permanência e aprendizagem a todas as crianças, adolescentes, jovens e adultos do país, com mais equidade. Parabéns a todos e todas!

LUIZ MIGUEL MARTINS GARCIA
Dirigente Municipal de Educação de Sud Mennucci/SP
Presidente da Undime

Clique aqui e acesse a nota em pdf.

Carta em apoio e reivindicação ao Fundeb permanente: aprovação urgente para garantir o direito à educação pública

 

Excelentíssimo(a) Senhor(a) Senador(a),

A União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação - Undime, a Undime/PB, a Federação das Associações de Municípios da Paraíba – FAMUP e a União Nacional dos Conselhos Municipais de Educação da Paraíba – UNCME/PB, como instituições que congregam diversos segmentos que defendem a gestão da educação pública com qualidade e equidade para milhões de crianças, adolescentes, jovens, adultos e idosos, cujos posicionamentos nacionais são construídos a partir de suas instâncias deliberativas, respeitando a diversidade e a pluralidade política dos seus integrantes, por meio do exercício democrático das discussões sempre norteadas pela ética, vêm respeitosamente pedir a Vossa Excelência especial atenção à aprovação do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação - Fundeb. 

Considerando que estas instituições vêm contribuindo ativamente com o debate do Fundeb, durante toda a tramitação da Proposta de Emenda Constitucional (PEC) 15/15 na Câmara dos Deputados, atuamos, participamos e contribuímos com as audiências e debates realizados, apresentamos argumentos técnicos, os anseios, os desafios e as dificuldades das redes municipais de educação e, nas últimas semanas, articulamo-nos fortemente para intensificar a mobilização, a fim de garantir a votação e aprovação da última versão do Substitutivo da Comissão Especial do Fundeb naquela casa.

A aprovação da PEC 15/15 por expressiva votação na Câmara dos Deputados, com 492 votos favoráveis e somente 6 contrários no segundo turno, representa uma vitória da Educação Básica Pública Brasileira, conquistada a muitas mãos: parlamentares, governadores, prefeitos, secretários municipais e estaduais de educação, professores e trabalhadores da educação, especialistas, educadores, estudantes e famílias.

A proposta aprovada do Fundeb Permanente incorpora significativos avanços que possibilitarão às redes públicas municipais e estaduais mais e melhores condições para aprimorar o processo de ensino-aprendizagem nas escolas e centros de educação infantil; valorizar os profissionais de educação, bem como sua carreira e promover a formação; implementar e garantir padrões de qualidade por meio do Custo-Aluno Qualidade (CAQ); cumprir as metas e estratégias dos planos decenais de educação; e garantir o direito à educação com acesso, permanência e aprendizagem a todas as crianças, adolescentes, jovens e adultos de todo o país, com mais equidade.

Considerando que a vigência do atual Fundeb expira em 31 de dezembro deste ano, é urgente garantir a sua imediata votação e aprovação visto que, para entrar em vigor, o novo Fundo deverá ainda ser regulamentado.

Desta forma, agora que a Proposta de Emenda à Constituição do Novo Fundeb (PEC 26/2020) será votada pelo Senado Federal, contamos com o espírito republicano e democrático de Vossa Excelência para que a tramitação ocorra com celeridade, a fim de que o texto deliberado na Câmara dos Deputados seja aprovado, sem emendas e sem alterações.

Continuamos atentos e atuantes no processo de tramitação do Fundeb e colocamo-nos à disposição do Senado Federal para o diálogo

Respeitosamente,

 

LUIZ MIGUEL MARTINS GARCIA

Dirigente Municipal de Educação de Sud Mennucci/SP

Presidente da Undime

 

AGUIFANEIDE LIRA DANTAS GONDIM

Dirigente Municipal de Educação de Frei Martinho/PB

Presidente da Undime/PB

 

 

 

GEORGE JOSÉ PORCIÚNCULA PEREIRA COELHO

Prefeito do município de Sobrado/PB

Presidente da Federação das Associações de

Municípios da Paraíba – FAMUP

 

MARIA CONCEIÇÃO SILVA LIMA

Coordenadora Estadual da União Nacional dos Conselhos Municipais de Educação da Paraíba – UNCME/PB

 

Nota de agradecimento aos parlamentares, prefeitos, dirigentes municipais de educação, professores e a toda a sociedade paraibana do apoio à votação pelo Fundeb permanente

 

A União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação - Seccional Paraíba (Undime/PB) é uma Entidade fundada há mais de três décadas e que tem como principal objetivo a mobilização e apoio aos municípios nas questões relacionadas à Educação. A Undime/PB já participou de diversos momentos significativos para a educação pública, como a aprovação e implementação da Base Nacional Comum Curricular, a implementação de programas do Governo Federal, a implementação de programas e projetos do terceiro setor, entre outros, sempre primando pela melhoria da educação pública e lutando pela qualidade e equidade da educação pública para cada criança e jovem do nosso Estado.

No dia 21 de julho de 2020 vivemos mais um momento histórico, com a aprovação do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb) - fundo de natureza contábil no âmbito de cada estado, que beneficia 38,3 milhões de matrículas da educação básica pública em todo o país, da creche ao ensino médio. Por meio desta nota queremos agradecer aos parlamentares, prefeitos, dirigentes municipais de educação, professores e a toda a sociedade paraibana que se mobilizou em apoio à votação pelo Fundeb permanente.

Os 223 municípios paraibanos foram representados de forma brilhante e significativa na votação desta semana no Congresso Nacional, em que os nossos parlamentares honraram o compromisso de representar nosso Estado e defender nossos interesses, votando pela aprovação de tão importante fundo para a educação pública, o que dará aos nossos municípios a possibilidade de continuar fazendo educação e atendendo aos milhares de crianças e jovens que podem mudar seus destinos com educação de qualidade.

A Undime/PB deseja que todos os envolvidos saibam do nosso reconhecimento pelo esforço em mobilizar, engajar e apoiar a aprovação do Fundeb, o que nos enche de esperança e nos permite sonhar por uma escola, município, estado e país melhores no futuro.

Respeitosamente,

AGUIFANEIDE LIRA DANTAS GONDIM

Dirigente Municipal de Educação de Frei Martinho/PB

Presidente da Undime/PB

A União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação - Seccional Paraíba (Undime/PB), Undime Nacional, Federação das Associações de Municípios da Paraíba – FAMUP e a União Nacional dos Conselhos Municipais de Educação – Seccional Paraíba (Uncme/PB) vêm, respeitosamente, por meio desta carta, solicitar aos Senadores e Deputados Federais que representam o Estado da Paraíba no Congresso Nacional a aprovação do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb) - fundo de natureza contábil no âmbito de cada estado que beneficia 38,3 milhões de matrículas da educação básica pública em todo país, da creche ao ensino médio.

Considerando que dos 223 municípios paraibanos, cerca de 85% têm menos de 20 mil habitantes (dados do IBGE), e que a arrecadação própria desses municípios não suportaria a perda do Fundeb; comprometendo a oferta de educação pública municipal e; deixando milhares de crianças e jovens sem usufruir desse direito legítimo e constitucional; pedimos o empenho dos representantes paraibanos para realizarem um grande esforço no Congresso Nacional, com o objetivo de aprovar o referido fundo de maneira permanente e, assim, garantir a continuidade e o aprimoramento da educação pública em nosso Estado.

A grande preocupação neste momento é que a vigência do Fundeb expira em 2020 e o Brasil passa por uma crise sem precedentes causada pela Covid-19. Por isso, é urgente aprovar o Fundeb permanente e definir novos recursos orçamentários, para evitar um colapso na educação pública brasileira.

Diante do exposto, os dirigentes da Undime, Famup e Uncme/PB reiteram, ao Congresso Nacional e à sociedade civil, o posicionamento definido; pelos membros da diretoria executiva (nacional) e das presidências das 26 seccionais quanto os seguintes aspectos:

  1. inclusão do Fundeb no texto da Constituição Federal, a fim de torná-lo permanente. Além disso, é necessário garantir a sua implementação a partir de 2021;
  2. aumento progressivo do percentual de complementação da União, cuja proposta inicial era dobrar para 20% no primeiro ano de vigência do Fundo, aumentando progressivamente em 2% ao ano até atingir 40% de complementação;
  3. adoção do modelo híbrido para a distribuição dos recursos, a fim de evitar perdas a qualquer ente, seja na esfera municipal ou estadual, e no sentido de manter para os 10% de complementação da União o modelo e a estrutura de redistribuição atuais do Fundeb;
  4. definição do padrão mínimo de qualidade a partir dos parâmetros do Custo Aluno-Qualidade (CAQ) e não de “condições indispensáveis de oferta”;
  5. manutenção do percentual mínimo de 60% para remuneração dos profissionais do magistério da educação básica em efetivo exercício, por se tratar de uma categoria exclusiva da educação e com piso salarial nacional definido em Lei;
  6. estabelecimento de um percentual mínimo de 15% a ser investido em Manutenção e Desenvolvimento do Ensino (MDE), subtraindo do cálculo os gastos com o pessoal da educação e investimentos;
  7. exclusão dos recursos da cota federal do Salário-Educação do cômputo da complementação da União, a fim de preservar programas federais como o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE);
  8. modificação do critério de distribuição dos 2,5 pontos percentuais da Complementação da União, que está condicionada, no último Substitutivo da PEC 15/ 15, àqueles municípios e estados que “alcançarem evolução significativa dos indicadores de atendimento e melhoria da qualidade com redução de desigualdades”, para municípios e estados que “apresentarem indicadores que explicitem a ampliação de cobertura e a inclusão no atendimento”.

Por fim, a Undime/PB, Famup e a Uncme/PB ressaltam que o novo Fundeb deve garantir o direito à educação, com acesso, permanência e aprendizagem; a valorização dos profissionais de educação, com carreira e formação; a melhoria do processo de ensino-aprendizagem nas escolas e centros de educação infantil das redes municipais e estaduais de educação; a redefinição dos parâmetros do pacto federativo; e deve preservar o princípio de recursos públicos para a educação pública.

Respeitosamente,

 

LUIZ MIGUEL MARTINS GARCIA

Dirigente Municipal de Educação de Sud Menucci/SP

Presidente da Undime

 

AGUIFANEIDE LIRA DANTAS GONDIM

Dirigente Municipal de Educação de Frei Martinho/PB

Presidente da Undime/PB

 

 GEORGE JOSÉ PORCIÚNCULA PEREIRA COELHO

Prefeito do município de Sobrado/PB

Presidente da Federação das Associações de

Municípios da Paraíba – FAMUP

 

MARIA CONCEIÇÃO SILVA LIMA

Coordenadora Estadual UNCME-PB